Borboleta
- rccato
- 5 de fev. de 2018
- 2 min de leitura
Você já parou para observar uma borboleta? Ela é uma das criaturas mais delicadas e belas que já foi criada. Antes de se tornar em borboleta, foi lagarta, antes de se tornar lagarta, foi ovo. Ela passa por várias fases para chegar a seu objetivo final.
De acordo com um site, para lagarta se tornar uma borboleta, ela passa por uma mudança anatômica, conhecida como metamorfose. De acordo com um dicionário, há várias definições para essa palavra, uma é como substantivo feminino que significa: mudança completa de forma, natureza ou estrutura. Outra definição é da perspectiva biológica, que significa: mudança relativamente rápida e intensa de forma, estrutura e hábitos que ocorre durante o ciclo de vida de certos animais. E é exatamente isso que ocorre com a borboleta, ela passa por uma metamorfose que pode durar até um ano para chegar ao seu estágio final, sendo que o tempo dentro do casulo pode durar de dez dias a duas semanas, para que por fim possa viver como borboleta dois dias ou dez semanas, algumas espécies podem viver até dez meses.
Para psicanálise moderna, a borboleta é o símbolo do renascimento, representado pelas suas asas. Então, para chegar ao seu propósito, ela teve que deixar de ser lagarta e nascer de novo para se tornar algo diferente, novo, cumprindo definitivamente seu objetivo.
Pensando nisso, não somos tão diferentes das borboletas. Passamos a vida inteira em busca da felicidade. E para isso fazendo mudanças, mudamos nossos estilos, gostos, hábitos, roupas, estratégias, fazemos nossa própria metamorfose, para que possamos, assim, alcançar nosso objetivo final e viver a sombra dele e por fim, morrer. Enfim, não é atoa que a borboleta é considerada o símbolo da transformação.
Comentários