top of page

Resenha Crítica: Pequenas Grandes Mentiras (Big Little Lies)

  • Foto do escritor: rccato
    rccato
  • 3 de jul. de 2018
  • 2 min de leitura

"Meias Verdades", que mal tem?

Pequenas Grandes Mentiras, Liane Moriaty, Tradução Adalgista Campos da Silva, 400 páginas, Ed. Intreseca, Março de 2015, 1º edição, R$ 44,90 .

"'As mentiras ficam cada vez mais complicadas, mãe', dissera Jane. Sua mãe não tinha experiência com mentiras."

O que adultos, bêbados, fantasiados de Audrey Hepbur e Elvis Presley discutindo na varanda de uma escola tem em comum? Todos eles são pais , tem empregos e rotinas aparentemente normais até que alguém morre. Homicídio ou suicídio? A questão é que há um corpo, quem é o culpado? Parece que o que começou com uma acusação de bullying acabou deixando a cidade tranquila de Pirriwee pequena demais para tantas mentiras, escândalos e "meias verdades".

A história gira em torno de três mães bem diferentes, que se tornam amigas quando seus filhos passam a estudar na mesma escola: Madaline é uma mulher excêntrica, decidida ,que fala o que pensa, mãe de três filhos, Abgail, fruto do seu primeiro casamento, Chloe e Fred do segundo . Celeste é uma mulher linda, forte e muito rica, mãe de gêmeos, aparentemente sua vida é perfeita . Jane é nada confiante, por conta de um trauma passado, mãe solteira de um lindo menino e a mais jovem. Contada em in medias res, Moriaty, divide a trama em dois espaços, o primeiro é na delegacia onde está acontecendo o interrogatório de todos presentes no dia do concurso de perguntas, o segundo é construído através dos depoimentos em uma série "flashbacks", o que acaba deixando os leitores com a sensação de estar recordando os acontecimentos do passado. A transição e a criatividade entre esses dois planos na história deixam a trama ainda mais intrigante, a cada depoimento é fornecido mais detalhes do que levou a serie de acontecimentos na noite do concurso de perguntas. Também o estilo simples de escrita torna a leitura fácil e agradável a maioria dos leitores.

No ano passado a HBO produziu a série de sete episódios ,Big Little Lies, que conta toda a história do livro, apesar de não seguir fielmente o romance por acrescentar acontecimentos que não contam na trama e por não explorar outros da forma que mereciam, a série entrega o que promete, além de contar com uma trilha sonora maravilhosa como Cold Little Heart de Michael Kiwanuka na abertura dos episódios, não poderia ser melhor (Toda soundtrack pode ser encontrada no Spotify). A produção fez tanto sucesso que foi renovada para uma segunda temporada que irá ao ar em 2019, apesar de Liane Moriaty não ter planos de dar um sequencia ao livro a segunda temporada contará com novas mentiras e mistério.

“- Eu mentiria por você – disse Celeste. – Sei mentir.

– Eu sei que você sabe. – Os olhos de Bonnie estavam brilhando. – Acho que você deve ser muito boa nisso também. – ela deu um passo para frente e pôs a mão no braço de Celeste. – Mas agora você pode parar.”

Comentários


© 2019 Iluminados Pela Alvorada

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
bottom of page